As Bibliotecas da prestigiada Universidade de Stanford (considerada a mais reputada do mundo a par da Universidade de Harvard, a universidade americana mais antiga) encetaram desde inícios de 2005 um processo em grande escala de digitalização do seu acervo documental, cuja meta é tornar-se uma das maiores bibliotecas digitais do planeta.
Apesar de o processo de digitalização do seu acervo, nomeadamente dos seus mais de 8 milhões de livros, já se ter iniciado na década de 70 foi com o acordo celebrado em Dezembro de 2004 com o Google (projecto Google Book Search, na altura Google Print) que o ritmo de digitalizações aumentou consideravelmente. Prevê-se que em 2007 já estejam disponíveis em formato digital online cerca de 8 milhões de livros desta biblioteca.
A empresa Sun Microsystems (cujo nome deriva de Stanford University Network) tem vindo a ser uma parceira fundamental neste longo e complexo processo de digitalização, provendo um sofisticado software que, entre diversos aspectos, configura interfaces de pesquisa visual, estruturados em categorias, que facilitam e exponenciam a pesquisa dos utilizadores.
Vídeo sobre o sofisticado aparelho de digitalização usada na Universidade de Stanford"
Etiquetas: Vídeos de Bibliotecas |